quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Bélgica quer transformar batatas fritas em patrimônio da humanidade


A União Nacional de 'Friteiros' da Bélgica, a Navefri-Unafri, iniciou uma campanha para conseguir que a Unesco conceda às populares batatas fritas ("frites") do país a honraria de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
"As cornetas de batata frita são mais do que um produto. Elas estão presentes em toda a Bélgica e são símbolo da nossa cultura fronteiriça entre a influência germânica e a latina", declarou nesta sexta-feira (29) à Agência Efe o presidente de Navefri-Unafri, Bernard Lefèvre.

Por ocasião da "Semana da Frite" realizado nestes dias em Flandres, o grupo de comerciantes começou uma campanha para a adesão ao projeto.
"Começamos por Flandres aproveitando esse evento culinário e estamos esperando que as autoridades assumam o projeto de candidatura que lhes apresentamos", explicou Lefèvre.
O respaldo flamenco facilitaria muito a iniciativa, "embora acreditemos que não será um processo longo graças ao êxito que conseguimos nesta primeira convocação", reconheceu.
Segundo dados da organização, 95% dos belgas consomem "frites" pelo menos uma vez ao ano e dois terços o fazem mensalmente.
"É uma tradição legal e bem organizada presente de norte ao sul do país", disse o responsável de Návefri-Unafri, fundada em 1984 para defender os interesses dos 'friteiros' belgas e tem cerca de cinco mil membros.
A Bélgica já tem vários reconhecimentos da Unesco a seus bens imateriais, como os jogos tradicionais de Flandres, os carnavais de Binche e Alost e a procissão da Santa Sangre de Bruges.

Copiado de: http://www1.folha.uol.com.br/comida/2013/11/1378782-belgica-quer-que-batatas-fritas-se-tornem-patrimonio-da-humanidade.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...