sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Eike Batista é eleito o pior empresário do mundo em 2013

Uma lista da Escola de Administração Tuck da Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos, aponta o empresário brasileiro Eike Batista como o pior presidente-executivo de 2013, segundo informações publicadas nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo. O levantamento leva em conta critérios financeiros como preços de ações e valor de mercado da empresa.

O ranking foi elaborado pelo professor de estratégia e liderança Sydney Finkelstein, autor do livro Por que Executivos Inteligentes Falham. Além de observar a situação da empresa, Finkelstein avalia se o executivo teve responsabilidade sobre a mudança de cenário.  Entre os nomes presentes no ranking, estão também Thorsten Heins, da BlackBerry, e Steve Ballmer, da Microsoft.


Crise
A endividada petroleira OGX, do empresário Eike Batista, pediu recuperação judicial na 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no fim de outubro. O pedido foi aceito pela Justiça.
A empresa declarou passivo consolidado de R$ 11,2 bilhões no pedido de recuperação judicial. O pedido de recuperação da empresa já era amplamente esperado, depois que fracassaram as negociações com detentores de US$ 3,6 bilhões em bônus da OGX no exterior para uma reestruturação da dívida.

De acordo com o advogado Leonardo Theon de Moraes, caso a recuperação não seja eficaz os acionistas estarão na última linha de prioridades de pagamentos, e receberão o seu saldo na liquidação dos ativos apenas após o pagamento de todos os credores. “É improvável que reste alguma quantia, o que é muito pouco provável já que hoje - antes mesmo de um possível processo de recuperação, eles possuem um ativo já de pouco valor”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...