sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sinucas de boteco terão que seguir padrão de qualidade


Jogos de sinuca em mesas com desníveis e tacos improvisados nos bares estão com os dias contados. Apostas em dinheiro, então, nem pensar.
Quem desrespeitar essas e outras regras poderá levar multa de até R$ 580, caso o prefeito Fernando Haddad (PT) sancione um projeto que define as normas para o tradicional jogo de bilhar na cidade. O texto foi aprovado na Câmara anteontem, em segunda votação.
Se Haddad abraçar a ideia, qualquer boteco com mesa de sinuca deverá dispor de equipamentos com padrão de qualidade com base na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Também deverá haver uma placa explicando quais os tipos de jogos e as regras. Detalhe: em inglês e português.
Até o tradicional "mata-mata" dos botecos terá que ser devidamente explicado. Para quem não conhece, é simples: deve-se encaçapar as bolas do adversário, que são de cor diferente da escolhida pelo outro jogador.
"O dono do bar, por exemplo, tem que cuidar da manutenção da mesa. Não dá para jogar com o taco torto", afirma o autor do projeto, vereador Goulart (PSD).
A proposta determina ainda que bares não permitam menores de idade perto das mesas, que podem ser apreendidas como punição.
Goulart defende a multa alta para que a lei "pegue". "Às vezes bato uma sinuquinha em Cidade Ademar [zona sul] e a gente vê que os jogadores já conhecem os buracos da mesa e jogam pensando em desviar para acertar".
A padronização das mesas e tacos só será definida na regulamentação da lei. A Federação Paulista de Sinuca e Bilhar, que ajudou a elaborar o projeto, vai indicar os padrões ideais das mesas.
Caso saia do papel, o projeto deve acabar com a imagem de diversão "da malandragem" da sinuca. "Havia essa pecha mesmo, mas a sinuca é um esporte e pode ter qualidade tanto nos clubes como nos bares", disse Raimundo Nonato de Santa Rita, presidente da Federação Paulista de Sinuca e Bilhar.
Segundo a federação, a sinuca é considerada esporte olímpico e tem 3 milhões de praticantes na capital.


Copiado de: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/142335-sinucas-de-boteco-terao-que-seguir-padrao-de-qualidade.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...