terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Usar phablets com uma mão só ficará mais fácil com esse projeto da Samsung

Mesmo entre os usuários que apreciam phablets, as dimensões destes dispositivos podem trazer alguns inconvenientes, como estranheza no uso do modo telefone ou dificuldades de manipulá-los com apenas uma mão. Mas, no que depender de uma patente obtida pela Samsung, ao menos este último problema estará resolvido.

A tal patente foi descoberta pelo site Galaxy Club e descreve uma ideia aparentemente simples, mas de implementação provavelmente trabalhosa: colocar botões, controles e outros recursos dentro do que a Samsung chama de “zona de conforto”, que corresponde à área da tela que pode ser facilmente alcançada pelo dedo polegar.



Por causa da anatomia de nossas mãos, posicionamos o polegar de forma que este tenha contato com a tela e deixamos aos demais dedos a função de sustentar o aparelho. O problema é que, com os phablets, frequentemente algum recurso fica em um ponto da interface fora do alcance do polegar.

Observando este aspecto, fica fácil entender a lógica da ideia: se ao menos os principais recursos ficarem dentro dos limites de movimentação do dedo em questão, o usuário não terá que reposicionar o aparelho ou ser forçado a usar as duas mãos.



A imagem abaixo dá uma noção clara da proposta: em vez de posicionar os aplicativos em fileiras e colunas, tal como estamos habituados, os ícones são reorganizados na área que responde ao “trajeto” que o polegar faz na tela ao ser movimentado:



Isso significa que o restante da tela fica inutilizável? É claro que não: a totalidade das dimensões desta continua sendo útil para fotos em tela cheia, vídeos, jogos e aplicativos diversos.

A gente sabe que, muitas vezes, as empresas registram patentes apenas com a intenção de proteger uma tecnologia e não, necessariamente, de usá-la. Mas, o fato de os phablets estarem cada vez mais em evidência aumenta as chances de a Samsung implementar a ideia no Note 4 ou em qualquer outro futuro grandalhão da família Galaxy.

Diferenciais em relação aos concorrentes são importantes porque estes dispositivos estão vendendo relativamente bem na Ásia, com destaque para a Coreia do Sul, justamente o país de origem da Samsung. Os consumidores asiáticos parecem ter uma predileção maior por dispositivos que unem as experiências dos smartphones e dos tablets, daí tamanha popularidade.

Como se não bastasse, um relatório divulgado recentemente pela NPD pode fazer com que a adoção destes dispositivos passe a ser incentivada também por operadoras móveis e provedores de conteúdo (editoras, jornais, serviços de streaming, entre outros), por exemplo.

Isso porque, tendo como base uma medição feita nos Estados Unidos entre maio e julho de 2013, o documento relata que o tráfego médio de dados em aparelhos com tela maior que 4,5 polegadas foi de 7,2 GB por mês. Em relação aos aparelhos com tela menor, este número foi de 5 GB. A partir daí, pode-se confirmar o óbvio: usuários que possuem dispositivos com tela maior tendem a consumir mais dados.

Com informações: GigaOM



Copiado de: http://tecnoblog.net/146298/samsung-patente-phablets-uma-mao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...