domingo, 9 de fevereiro de 2014

Rode cartuchos de Mega Drive no SNES com o RetroGen


Se você cresceu vendo a rivalidade entre Sega e Nintendo nos anos 90, está prestes a ver algo bizarrésimo: uma empresa lançou um adaptador para se jogar jogos do Mega Drive no Super Nintendo. A geringonça se chama RetroGen e permite que os cartuchos do bom e velho Megão rodem num SNES, Super Famicom ou em clones do 16 bits da Nintendo.
O RetroGen possui o tamanho de uma fita do Mega Drive e se conecta em qualquer SNES sem modificações necessárias. Ele permite que se coloque cartuchos de qualquer região na parte superior, e ainda é possível jogar com os controles do SNES, com todos  os seus seis botões (A,B,C,X,Y,Z) adaptados no controle.


Mas como algo assim é possível, dada as grandes diferenças de hardware entre os dois consoles? Bom, o “adaptador” não é exatamente um “adaptador“. Ele é na verdade um “mini Mega Drive“, um “parasita” que apenas usa a energia e controles fornecida pelo seu “hospedeiro“, sendo que o áudio e o vídeo não são fornecidos pelo SNES, mas por um cabo RCA para fone de ouvido estéreo, localizado na parte lateral do adaptador.
Quem testou o bicho disse que ele roda muito bem os jogos do MD, melhor que muitos clones ou as versões “Sílvio Santos” da TecToy. Mas alguns jogos não funcionaram, como “Virtua Racing” e “Sonic 2 com Sonic & Knuckles”, ou alguns jogos apresentaram algumas inconsistências, como tela tremida ou distorcida (dependendo do tipo de TV usada). Ele inclusive é compatível com o GameGenie e o Supaboy, um SNES portátil.
Hoje pode parecer algo meio inútil, mas se algo assim fosse lançado nos anos 90, certamente teria feito um sucesso avassalador. Para quem tem um SNES em casa, ou mesmo um Supaboy, pode ser uma aquisição interessante. Ele custa em média US$ 19,99, um preço bem acessível.
Confira abaixo um vídeo demonstrando o funcionamento do bichão:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...