sexta-feira, 22 de novembro de 2013

TinCan: app dispensa internet e sinal de celular para enviar mensagens

TinCan. um misto de mensageiro e microblog, ele funciona por meio da rede Wi-Fi, responsável por formar o elo entre dois ou mais aparelhos. O sistema é utilizado unicamente para vincular os celulares, sem necessidade de estabelecer uma conexão com a internet.
Agora vamos pensar na questão de privacidade e liberdade que esse aplicativo pode trazer o desenvolvedor Mark Katakowski pensou em uma rede para quem não tem internet ou uma rede, TIN CAN que significa LATA tem na ideia de mark aquela velha brincadeira de lata ligada por fios que as crianças faziam para se comunicar .


Tin Can, em uso por duas contas diferentes.
Lata TIN CAN (download aqui ) é um aplicativo de mensagens de telefone para telefone que não requer conexão com a Internet ou serviço de telefonia celular. Com aproximadamente a mesma potência do sinal de, literalmente, duas latas ligadas com uma corda, app de Katakowski pode enviar sinais apenas uma dúzia de par metros no máximo.
Mas, livre das amarras de uma rede, que raio de transmissão curto poderiam permitir multidões se comunicar independentemente de interrupções, uma dádiva de Deus potencial para todos, desde os manifestantes, até para as vítimas de desastres naturais, os frequentadores de concertos iguais.
“A ideia foi germinando na minha cabeça por cerca de três ou quatro anos”, Katakowski, fundador da Web comunidade Hubski , disse o Dot Daily. “Parecia que era algo que nossos telefones deveriam ser capazes de fazer.”
De fato, a tecnologia por trás de TINCAN não é inovador. O aplicativo utiliza as capacidades de transmissão inerente a qualquer dispositivo Wi-Fi habilitado para suportar um “one-to-many” (um para muitos) aplicativo de mensageria (à la Twitter).



Por padrão, essas mensagens passam para qualquer outro celular com TIN CAN habilitado. Cada telefone com TINCAN vai funcionar como um ponto de revezamento. Mas os usuários não precisam ver cada mensagem: Eles podem configurar o aplicativo para visualizar apenas as mensagens de seguidores selecionados. Se a mensagem de um seguidor não pode alcançá-lo saltando de telefone para telefone, você não vai recebê-lo.
Em um mundo onde nós nos tornamos acostumados com a capacidade de enviar mensagens ao redor do globo em questão de segundos, isso pode não soar como uma ferramenta muito útil. Afinal, com tincan, a única maneira sua mensagem está indo de Austin para Londres é que se você mandar por outro tincan que recebe e, em seguida, entrar em um avião com destino a esse destino.
Mas cada vez mais, a mídia social está provando sua importância em nível local. No rescaldo do furacão Sandy no ano passado, uma página de Facebook se tornou um agregador de notícias críticas para os sobreviventes da tempestade. E inúmeras peças foram escritas elogiando o papel do Twitter no movimento Primavera árabe.
Em ambas as situações, no entanto, a mídia social não é confiável, pois requer uma rede para sustentá-lo. Tempestades podem derrubar torres de celular e regimes totalitários vai censurar o acesso .
Se funcionar como planejado, Tincan poderia remover esses obstáculos.
Para suporte técnico e assessoria no início, Katakowski trabalhou com Serval , um grupo humanitário que busca trazer de telecomunicações para as partes mais pobres e remotas do mundo. Ele também ficou fazendo consultas de trabalhadores humanitários na Síria, onde o governo tem sido conhecido para reduzir a comunicação entre os rebeldes por limitar acesso à Internet .
Mas não é apenas nestas circunstâncias terríveis. Katakowski vê os usuários do primeiro mundo que são capazes de tirar proveito de tincan em shows, eventos esportivos, festivais e outros locais onde o acesso wi-fi e celular pode ser limitado.
Apesar de ter na loja Google Play, e mais tarde vai ter para o Windows, Katakowski suspeita  que a Apple vai se recusar a permitir o aplicativo para dispositivos iOS. Katakowski admite existem algumas preocupações de segurança válidas, com TINCAN: uma rede baseada em dispositivo para dispositivo poderia se espalhar rapidamente malware e vírus tão facilmente como ele pode se espalhar mensagens. Ele observa, no entanto, que as mensagens em si não contém nenhum dado ligando de volta para um telefone particular. Assim, as mensagens tornam-se indetectáveis.
Embora reconheça o risco, Katakowski acredita tincan será capaz de gerenciá-los e que os potenciais retornos superam as preocupações. Ele está esperando que os usuários vão se sentir da mesma maneira.
“Nós o chamamos esta” idéia ridícula “, disse Katakowski. “Mas é algo que eu não conseguia parar de pensar. E agora aqui estamos nós.”


Copiado de http://partidopirata.org/tincan-app-dispensa-internet-e-sinal-de-celular-para-enviar-mensagens/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...