Mais do que um site para se conectar com contatos, empresas
e a mídia, o Facebook se transformou num lugar ideal para espalhar
boatos falsos. Mas a maior rede social do mundo pode estar prestes a
acabar com isso.
Recentemente o Facebook começou a testar a inclusão da
palavra "sátira" ao título dos links que venham de sites especializados
em notícias falsas - caso do The Onion ou, no Brasil, o G17, o
Sensacionalista e o piauí Herald.
O Ars Technica
flagrou a novidade e questionou o Facebook, que confirmou os testes.
Segundo a empresa, trata-se de uma demanda dos próprios usuários, que
pediram por uma forma mais clara de identificar o conteúdo satírico que
circula pela rede.
Mas a forma como a tag está sendo usada ainda é complexa.
Ao invés de ser mostrada junto aos links postados pelos usuários, ela só
consta nas sugestões apresentadas pelo próprio Facebook. Quando um
internauta clica num link na rede, o Facebook exibe automaticamente uma
lista com três sugestões de páginas que ele poderia visitar, das quais
ao menos uma pertence ao site que gerou as indicações.
Por exemplo: se você clicar num link do The Onion,
aparecerão links de dois sites e outro do The Onion, que virá com um
[Satire] (sátira, em inglês) antes do título original. Às vezes as três
sugestões são do mesmo site e, neste caso, todas viriam com [Satire]. Se
os três links forem de sites satíricos identificados pelo Facebook, os
três terão a tag em seus títulos.
Não se sabe quando a novidade entrará em funcionamento
pleno, e nem se ela será exportada a outros países. A operação não deve
ser muito simples, já que depende de curadoria humana: o Facebook
precisa saber que o site é especializado nesse tipo de brincadeira antes
identificá-lo desta forma.
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