segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Luz azul da morte, o primeiro problema sem solução do Playstation 4


Certos donos do novíssimo PlayStation 4 receberam unidades defeituosas, que não chegam a iniciar o sistema, e o problema já está sendo apelidado de “luz azul da morte”. No momento, não há como saber quantos consoles sofrem com esse bug, apesar de que tudo indica que ele atinge apenas uma pequena parcela dos consumidores.
O problema foi citado em alguns comentários da Amazon, um punhado de tuítes e vários vídeos no YouTube – além de muitos emails e mensagens enviadas ao Kotaku US desde o lançamento do console no mercado norte-americano nesta última sexta, dia 15.
A Sony ainda não deu uma resposta oficialmente, apesar de um representante da empresa ter conversado sobre o assunto nos fóruns de suporte do PS4. O post descreve um longo passo-a-passo para tentar resolver o bug, mas não oferece uma solução certa para o problema. Até agora, a melhor solução encontrada pelos consumidores foi mandar o console de volta, seja para Sony ou para a loja onde o PS4 foi adquirido.
O problema pelo qual esses usuários de PS4 estão passando é frustrantemente simples: quando um console que funciona corretamente é ligado, a luz que aparece no topo primeiramente pisca na cor azul até mudar para branco. Com isso, o console então manda um sinal para a TV em que está conectado. Aqueles que estão sofrendo com a luz azul da morte nunca passam para a luz branca, e o sinal de vídeo e áudio não chega até a TV. A primeira vez que ouvi falar desse bug foi na quarta-feira, quando um usuário do Reddit chamado Arogon relatou que o seu console estava se comportando de um jeito estranho. Ele havia ganhado o PS4 em um concurso do Taco Bell – rede de fast food de comida mexicana – e acabou recebendo a sua unidade antes do lançamento oficial.
No YouTube, vários exemplos da luz azul da morte pipocaram durante o último fim de semana. Como esse vídeo, por exemplo:

… e esse aqui…

 … e esse aqui.
 Esse GIF também foi feito a partir de outro vídeo sobre o assunto:

As soluções genéricas propostas pelo representante da Sony no fórum do console são as mesmas para qualquer bug de qualquer hardware: aperte e segure o botão de liga/desliga, tire o console da tomada e coloque de novo na sequência etc. Também é recomendado verificar se o disco rígido está encaixado corretamente e se o firmware da TV está atualizado.
Apesar de os inúmeros relatos de luz azul da morte, parece que nenhuma dessas pessoas conseguiu resolver o problema usando as soluções propostas pelo representante da empresa.
No entanto, ouvi relatos de muitos usuários do PS4 que tiveram outros problemas simples que puderam ser resolvidos de uma forma ou de outra. Os defeitos vão desde peças danificadas na entrada de HDMI até incompatibilidade do console com outros cabos que não sejam fabricados pela própria Sony. Os problemas variam tanto quanto as soluções. Assim como muitos outros consumidores, temos como exemplo o roteirista e antigo editor da PC Gamer, Gary Whitta, que só conseguiu fazer o PS4 funcionar depois que instalou a atualização de firmware através de um pen drive no dia de lançamento do console.
Os donos de consoles com a luz azul da morte não tiveram a mesma sorte.
A nota que o console recebeu na Amazon – com mais de 600 reviews que deram cinco estrelas para o PS4 – despencou depois de receber 400 comentários de apenas uma estrela, sendo que muitos deles citam a luz azul da morte. Aqui vai um exemplo:

blodps4_kotakubr02
Muitas pessoas me contataram diretamente depois de ler o nosso review do PS4. Como mencionamos, o Kotaku também teve problemas com o primeiro PS4 que testamos. O nosso problema era simples e não era relacionado à luz azul da morte, mas mesmo assim, pedimos para todo mundo que estivesse sofrendo com esse bug para entrar em contato. E assim muitos fizeram. A grande maioria está apenas frustrada com o problema, apesar de uma dessas pessoas me confirmar que irá receber uma caixa da Sony em breve para que possa enviar o console de volta para a empresa. Outra pessoa me contou sobre o turbilhão de emoções pelo qual passou quando tentava resgatar o seu PS4, que estava sendo entregado incorretamente na porta do seu vizinho, só para descobrir na sequência que a sua unidade sofria da luz azul da morte. Ele correu para a loja onde comprou para devolver o seu PS4 e pegar um outro que estivesse funcionando.
No Twitter, um consumidor frustrado chamado John Beauchamp disse que “estava preso no azul”. Um dia depois, ele tuitou novamente:
Depois de duas horas de espera e uma conversa de 10 minutos no telefone sobre o meu endereço e o comprovante de compra, a Sony deve me enviar uma caixa para mandar meu PS4 quebrado de volta em troca de um novo… O representante da empresa com quem conversei foi extremamente atencioso e confiante. Além disso, é bom lembrar que a pessoa que está do outro lado da linha do serviço de atendimento ao cliente não é responsável pelos problemas no seu consoles… bom, pelo menos grande parte deles não é. Mas sempre tem aquele 1%.
Uma das reclamações mais peculiares que encontramos na internet sobre a luz azul da morte veio da atriz pornô Alana Evans, cuja timeline (não apropriada para o horário nobre, esteja avisado) no Twitter conta mais um história de felicidade seguida de frustração por conta do problema no console. Tudo começou na manhã da última sexta, quando ela disse “Feliz Natal pra mim ;) ” e publicou essa imagem:
blodps4_kotakubr03
Quase uma hora e meia depois, ela tuitou: “Uau! Ei @Kotaku @PlayStation O meu PS4 NÃO FUNCIONA!!!! SÓ ESTOU VENDO UMA LUZ AZUL PISCANDO E O CONSOLE NÃO LIGA. NÃO ESTOU MUITO FELIZ!” Ela confirmou que verificou a entrada HDMI, mas não encontrou peças danificadas. A luz azul da morte parece ter atacado mais uma vez.
E então, no dia seguinte: “Estou há 50 minutos aguardando na linha na minha terceira tentativa de falar com o pessoal do @Playstation. Eles poderiam ao menos fazer sexo ao telefone comigo enquanto tenho que esperar”. Depois ela disse que irá receber um console novo da Sony previsto para chegar amanhã, dia 19. Em seguida, tuiou: “Não vou presumir nada. NÃO VOU COMPRAR um Xbox One no dia do lançamento. Não quero passar por isso de novo”.
Não podemos esquecer que é comum alguns problemas ocorrem no lançamento de um novo console. Algumas máquinas simplesmente quebram. A própria Sony disse à mídia que espera que 0,4% de todas as unidades de lançamento sofram com algum tipo de defeito – isso são 4 consoles de 1000, ou 1 a cada 250 unidades fabricadas. Talvez essa estatística tenha mudado, talvez não. Certamente ouviremos mais reclamações de máquinas com problemas nos dias a seguir, e também é comum não recebermos emails de pessoas que não tiveram problema algum com seus novos PS4s. No total, a equipe do Kotaku tem seis consoles, e nenhum deles deu problema até agora. Como você pode ler no nosso review (em andamento), gostamos muito do que o PS4 tem a oferecer.
Mesmo assim, um problema tão simples quanto a “luz azul da morte” acaba mexendo em traumas passados, como o “Red Ring of Death”, que assolou o lançamento do Xbox 360 em 2006. O bug daquela época enterrou uma grande parte dos consoles logo no seu período de estreia, o que acabou custando aproximadamente US$ 1 bilhão aos cofres da Microsoft, que só resolveu a situação extendendo a garantia da sua plataforma para até três anos.
Não há indicações de que o problema no PS4 seja tão devastador quanto o maldito círculo vermelho do Xbox 360, mas vamos ficar de olho e avisamos conforme novos detalhes forem surgindo.


Copiado de http://www.kotaku.com.br/ps4-luzazul-da-morte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...