sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Ministério da Justiça lança portal sobre segurança pública e app que checa se veículo é roubado


O Ministério da Justiça lançou nesta terça-feira o portal do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). A iniciativa foi criada para disponibilizar dados unificados sobre segurança de municípios e estados, além de oferecer um app que verifica se um determinado veículo é produto de furto, roubo ou clonagem.
No site, é possível consultar dados estatísticos sobre homicídios, furtos e outros crimes. Dá, por exemplo, para obter um mapa que mostra em quais estados a taxa de ocorrência de homicídios dolosos é maior ou menor.
Em uma etapa futura, o portal contará com uma seção restrita a profissionais de segurança pública, o que deve ajudar na troca de informações mais críticas entre as polícias de vários estados. Mas, de modo geral, a ideia é oferecer dados transparentes sobre segurança no Brasil para qualquer pessoa interessada.
O aplicativo, de nome Sinesp Cidadão, é parte destes esforços. Nesta primeira versão, o usuário pode informar a placa de um carro para saber se existe registros de roubo, furto ou clonagem sobre o veículo, como informado no início do post. A consulta também pode ser feita no site do Sinesp.
A ideia é uma mão na roda: se você estiver comprando um carro de terceiros, por exemplo, pode verificar ali mesmo, de maneira discreta, se há alguma irregularidade. Se houver, a própria ferramenta orienta o usuário a procurar a polícia.


De acordo com o Ministério da Justiça, já há módulos em desenvolvimento para que versões futuras do app possam fornecer outras informações, como dicas de segurança e consultas a mandados de prisão.
Por enquanto, o Sinesp Cidadão está disponível somente para Android. Versões para iOS e Windows Phone chegarão em breve, promete o governo.


Copiado de: http://tecnoblog.net/147131/ministerio-da-justica-portal-seguranca-publica-app-veiculo-roubado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...