sábado, 26 de abril de 2014

O lago das vidas infinitas em Super Mario World


Já pensou se alguém descobrisse que o jogo Super Mario World (Super NES), um dos jogos mais conhecidos e jogados da história dos videogames, guarda um segredo ainda desconhecido por todos mesmo após duas décadas do seu lançamento? Já imaginou se este segredo fosse uma das melhores dicas do jogo, senão a melhor? Pois pare de imaginar; foi exatamente isso que descobri há alguns anos e vou finalmente revelar, em primeira mão para vocês, nesta matéria.
.

O Castelo da Vida Infinita

Super Mario Bros. 3 (NES) tinha uma dica especial, considerada por muita gente como o melhor truque do game. Ela foi revelada na revista Videogame nº 8A, edição especial sobre o jogo, lançada em novembro de 1991. A revista mostrava como conseguir quantas vidas você quisesse no 1º minicastelo do mundo 7, bastando transformar as paredes de uma determinada sala em um infindável mar de moedas, pegar o máximo possível, e repetir o procedimento até o tempo acabar. A dica ficou tão marcada entre os fãs do game que ganhou até um apelido: “O Castelo da Vida Infinita”.



Aos poucos, os fãs de Mario migraram para o game da próxima geração, muitos truques para ganhar vida foram descobertos e revelados em revistas, conversas de locadora ou no recreio da escola, mas nada que fosse comparado ao tal castelo formado por moedas da obra prima do NES. Será que Shigeru Miyamoto teria deixado algum segredo bem escondido, que poderia ser descoberto algum dia por um gamer mais detalhista. Será que o game design do jogo não traria alguma pista disso? A resposta para ambas as perguntas é afirmativa!

Chocolate Island 5

 

Chocolate Island 5 (mapa acima) é, sem dúvida, uma das fases mais especiais do jogo. Há várias maneiras de se ganhar algumas vidas aqui. Podemos, por exemplo, usar o “P” cinza que se encontra escondido no teto do início da fase e, combinado com o “P” azul, transformar os vários inimigos presos nos blocos em moedas cinzas. Podemos pegar a estrela escondida no quadrado após o segundo buraco e, aliado ao “P” azul, acertar o máximo possível de inimigos. Há a possibilidade de se executar o primeiro truque na fileira de cascos de tartaruga escondida acima do segundo lago da fase, logo à esquerda do save point. E há, ainda, algumas outras dicas menores que não convém listar aqui. Mesmo com todos estes truques, nenhum é muito acima do normal em relação às melhores dicas para ganhar vida do jogo.

A mensagem

Certamente, tantas possibilidades de se ganhar vida nesta fase fizeram com que um detalhe importante, uma mensagem de Shigeru Miyamoto escondida no game design, passasse despercebida. Essa mensagem informa o jogador da existência de uma dica muito superior a todas as outras. A mensagem é uma formação de moedas logo acima do primeiro lago, formando um “M x” (imagem abaixo). “M x” é o elemento visual dos games da série responsável por mostrar a quantidade de vidas do personagem, número este sempre posicionado à direita da letra X.“M x 5”, por exemplo, indicando que Mario tem 5 vidas. Pela lógica, se o primeiro lago tem a marcação “M x”, o segundo lago, encostado logo à direita, teria as vidas.



O Lago da Vida Infinita

Uma maneira fácil e rápida de chegar ao segundo lago da fase é entrar no primeiro cano, que leva a uma fase de bônus (combinação de blocos), saindo logo à direita do lago e à esquerda do save point. À primeira vista, parece um lago como qualquer outro no jogo mas, na verdade, é uma formação única, com a altura e comprimento ideais, permitindo que o lago seja uma verdadeira máquina de ganhar vidas.

(Imagem 1)
(imagem 2)

A dica consiste em pegar o casco à esquerda do lago (imagem 1) e soltá-lo na água (imagem 2). Ele vai bater de uma margem à outra. Basta, agora, fazer com que Mario quique sobre o casco várias vezes (imagem 3), sem encostar no fundo do lago, para ganhar pontos em sequência e logo somar várias e várias vidas (imagem 4). Se puder prender o casco num dos cantos do lago, melhor ainda! Não deixe o casco se afastar demais e sair da tela, pois ele poderá sumir. Caso isso ocorra, um novo casco irá aparecer no mesmo local do anterior.


(Imagem 3)

(Imagem 4)
A dica funciona tanto com o Mario pequeno quanto grande. Vai depender da habilidade de cada um e das condições de jogo (joystick, emulador, etc). No geral, o Mario menor leva certa vantagem na operação. Caso prefira o Super Mario, use o save point à direita do lago. Divirta-se!



Copiado de: http://passagemsecreta.com/lago-da-vida-infinita-super-mario-world/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...