sábado, 6 de setembro de 2014

Novo padrão USB que permite encaixar de qualquer lado já está pronto

Lembra-se do novo conector USB reversível que mencionamos este ano? Bem, ele está finalmente pronto para a produção em massa. Dispositivos com o novo padrão devem chegar ao mercado nos próximos meses. Ótimo!
Por que estamos tão ansiosos pelo conector Type-C? Primeiro, porque você sempre vai encaixá-lo do jeito certo, não importa se ele estiver “para cima” ou “para baixo”. Segundo, porque ele é pequeno: tem aproximadamente o tamanho do conector MicroUSB.
Terceiro, porque ele adota o padrão USB 3.1, que permite velocidades de até 1,25 GB/s. É o dobro do que você consegue com o USB 3.0, e o mesmo que a primeira geração do caro Thunderbolt.
E por fim, ele é compatível com a especificação USB Power Delivery, apresentada em 2012 mas só finalizada esta semana. Ela permite fornecer até 100 W de energia, o bastante para carregar a bateria de laptops!



Sim, ele vai quebrar a compatibilidade com conectores USB existentes: você terá que usar adaptadores com seus cabos atuais, por exemplo. Mas são tantas novidades boas, que a mudança parece valer a pena.
Só que a transição deve demorar algum tempo, por dois motivos: já existem bilhões de dispositivos com portas USB/micro-USB no padrão “antigo”; além disso, a União Europeia, a China e a GSM Association – que reúne operadoras de todo o mundo – têm leis e regulamentos que definem o micro-USB como padrão.
De um jeito ou de outro, portas USB atuais parecem felizmente destinadas à obsolescência – e algo melhor tomará seu lugar. [USB.org via ExtremeTech]
Imagens por USB 3.0 Promoter Group

Copiado de: http://gizmodo.uol.com.br/novo-padrao-usb-pronto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...